山を動かす信仰 | ∞ スピリティズム メッセージ ∞

∞ スピリティズム メッセージ ∞

スピリティズムの教義に基づいた善霊からのメッセージ集
スピリティズムとは“思想”です。世界中で広く知られています。

第十九章 山を動かす信仰


信仰の力


一、彼が民衆に会いにやってくると、一人の男が近寄り、ひざまずいて言った。「主よ、私の子に慈悲を。彼は月盲病にかかりとても苦しんでおり、火の中や水の中に何度も落ちます。あなたの使徒達のところへ連れていきましたが、彼等には治すことができませんでした。」するとイエスは答えた。「おお、信仰のない堕落した者達よ。私はあなた達とともにいつまでいればよいのですか。あなた達はいつまで苦しむのですか。」ここにその子を連れてきなさい。」するとイエスは悪霊を脅すと、悪霊は子供から出ていき、その瞬間子供は健康になった。使徒達は個別にイエスのもとへ行き、訪ねた。「どうして私達はその悪霊を追い払うことができなかったのですか。」イエスは答えた。「あなた達の不信仰のせいです。誠に申し上げますが、からしの粒ほどの信仰があれば、この山に対してあちらへ動けと言えば動き、なにも不可能なことはなくなります。」(マタイ、第十七章、十四―二十)


二、その意味の上では、自分自身の力に対する信念が物質的な事の実現を可能とさせるのであって、自分自身をも疑う者は実現できないというのは真実です。しかし、ここでは道徳的な意味においてのみこれらの言葉を解釈するべきです。信仰が動かす山とは、困難、抵抗、やる気のなさ、要約すれば、善い者に向かうときにさえも人間の間に現れるもののことです。日常の偏見、物質的な関心、エゴイズム、狂信の盲目、誇り高き感情とは、どれもが人類の進歩の為に働く者の道を遮る山の数々です。強固な信仰は忍耐、エネルギ―、小さな物に対しても、大きな物に対しても障害を乗り切る力を与えます。不安定な信仰は不確実さ、躊躇を生み、打ち勝たねばならない敵対者達に利用されてしまいます。こうした信仰は打ち勝つ手段を求めることもありません。なぜなら打ち勝つことができることを信じないからです。


三、別の解釈において、信仰とはある事を実現できると信じる事、ある特定の目的を達成する確信と理解されます。それはある種の明晰さをもたらし、それによって思考の中にそこまでたどりつくための手段や達成しなければならない目標を見ることを可能にさせるが故に、それを持って歩む者は、いうならば全く安心して歩むことができるのだと言うことができます。いずれの場合であれ、偉大な事柄の実現を可能にします。誠実で真実の信仰(信念)は常に平静です。知性と物事の理解に支えられ、望まれる目的に到達する確信があるために、待つことを知る忍耐をもたらします。ぐらついた信仰(信念)はそれ自身の弱点を感じています。関心がそれを刺激すると、怒りっぽくなり、暴力によって自分に足りない力を補おうとします。戦いにおける平静は常に力と自信の証です。反対に暴力は弱さと自分自身に対する不安を顕わしています。


四、信念とうぬぼれを混同してはいけません。真なる信仰(信念)は謙虚さを伴います。真の信仰(信念)を有する者は自分自身よりも神をより信頼しており、なぜなら自分自身は神意に従う単なる道具であり、神無しには何も存在しえないことを知っているからです。こうした理由によって善霊達がその者を助けにやってきます。うぬぼれとは自尊心が信仰に上回っているからですが、自尊心は遅かれ早かれ彼等に課された失望や失敗によって罰せられます。


五、信仰(信念)の力は磁気的な行動において直接的で特別な形でその姿を示します。宇宙的動因であるフルイドに対して人間はその仲介として作用し、その性質を変化させ、言わば抑えようのない衝撃を与えます。そのようなことから、普通のフルイドのある大きな力に熱心な信仰(信念)が結びつき、善に向けた意志の力のみによって治療のような特別な現象を引き起こすことになります。それらは昔は奇蹟として扱われましたが、自然の法則の結果に過ぎないのです。こうした理由により、イエスはその使徒達に言ったのです。「治すことができなかったのは、信仰がなかったからです。」


スピリティズムによる福音より抜粋
訳 : 角  智織


CAPÍTULO  XIX

A fé transporta montanhas

Poder da fé

1.  Quando Ele veio ao encontro do povo, um homem se lhe aproximou e, lançando-se de joelhos a seus pés, disse: “Senhor, tem piedade do meu filho, que é lunático e sofre muito, pois cai muitas vezes no fogo e muitas vezes na água. Apresentei-o aos teus discípulos, mas eles não o puderam curar.” — Jesus respondeu, dizendo: “Ó raça incrédula e depravada, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei?  Trazei-me aqui esse menino.” — E tendo Jesus ameaçado o demônio, este saiu do menino, que no mesmo instante ficou são. Os discípulos vieram então ter com Jesus em particular e lhe perguntaram: “Por que não pudemos nós outros expulsar esse demônio?” — Respondeu-lhes Jesus: “Por causa da vossa incredulidade.  Pois  em  verdade  vos  digo,  se  tivésseis  a  fé  do  tamanho  de  um  grão  de mostarda, diríeis a esta montanha: ‘Transporta-te daí para ali e ela se transportaria, e nada vos seria impossível.’”    (Mateus, 17:14 a 20.) 

2.  No sentido próprio, é certo que a confiança nas suas próprias forças torna  o homem  capaz  de executar  coisas  materiais,  que  não  consegue fazer quem duvida de si. Aqui, porém, unicamente no sentido moral se devem entender essas palavras. As montanhas que a fé desloca são as dificuldades, as resistências, a má vontade, em suma, com que se depara da parte dos homens, ainda quando se trate das melhores coisas. Os preconceitos da rotina, o interesse material, o egoísmo, a cegueira do fanatismo e as paixões orgulhosas são outras tantas montanhas que barram o caminho a quem trabalha pelo progresso da Humanidade. A fé robusta dá a perseverança, a energia e os  recursos que  fazem  se vençam os  obstáculos, assim nas  pequenas  coisas, que nas grandes. Da fé vacilante resultam a incerteza e a hesitação de que se aproveitam os adversários que se têm de combater; essa fé não procura os meios de vencer, porque não acredita que possa vencer. 

3.  Noutra  acepção, entende-se  como fé a confiança  que se tem  na realização de uma coisa, a certeza de atingir determinado fim. Ela dá uma espécie de lucidez que permite se veja, em pensamento, a meta que se quer alcançar e os meios de chegar lá, de sorte que aquele que a possui caminha, por assim dizer, com absoluta segurança. Num como noutro caso, pode ela dar lugar a que se executem grandes coisas. A fé sincera e verdadeira é sempre calma; faculta a paciência que sabe esperar, porque, tendo seu ponto de apoio na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao objetivo visado. A fé vacilante  sente  a  sua  própria  fraqueza; quando  a estimula  o interesse, torna-se furibunda e julga suprir, com a violência, a força que lhe falece. A calma na luta  é  sempre  um  sinal  de  força  e  de  confiança;  a  violência,  ao  contrário, denota fraqueza e dúvida de si mesmo. 

4.  Cumpre  não  confundir  a  fé  com  a  presunção.  A  verdadeira  fé se conjuga à humildade; aquele que a possui deposita mais confiança em Deus do que em si próprio, por saber que, simples instrumento da vontade divina, nada pode sem Deus. Por essa razão é que os bons Espíritos lhe vêm em auxílio. A presunção é menos fé do que orgulho, e o orgulho é sempre castigado, cedo ou tarde, pela decepção e pelos malogros que lhe são infligidos. 

5.  O poder da fé se demonstra, de modo direto e especial, na ação magnética;  por  seu  intermédio,  o  homem  atua sobre o  fluido, agente  universal, modifica-lhe as qualidades e lhe dá uma impulsão por assim dizer irresistível. Daí decorre que aquele que a um grande poder fluídico normal junta ardente fé, pode, só pela força da sua vontade dirigida para o bem, operar esses singulares fenômenos de cura e outros, tidos antigamente por prodígios, mas que não passam de efeito de uma lei natural. Tal o motivo por que Jesus disse a seus apóstolos: se não o curastes, foi porque não tínheis fé.


─────────────────────


TEC-J代表、岡林ルイスによる福音の勉強会がFacebookページにて始まりました。

福音の勉強会後には霊界からスピリットSeu Caboclo Arranca Toco (インディアンのスピリット)が来てお話をしてくださいます。

ポルトガル語がわかる方はぜひご視聴ください。


毎週火曜日  夜21:00より

TEC-J Facebookページ』にて配信


「スピリティズムによる福音 第19章 1〜5」


Caboclo Arranca Toco


Clique aqui !!